O seu Dia a Dia
Ser Feliz

A neve também tem os seus encantos

Publicado em 08-02-2018

O frio veio mesmo para ficar, por isso, se ainda tiver alguns dias de férias para gozar, nada melhor do que escolher um local a condizer com esta época do ano. A neve é sempre sinónimo de muita diversão e a oferta nesta área é vasta.

Qualquer que seja a modalidade em que se vai iniciar – ski ou snowboard –, as férias na neve acabam por assegurar alguns bons momentos e há até mesmo quem diga que, uma vez começando, a vontade de esquiar o acompanhará para sempre.

No entanto, lembre-se de que se vai fazer a sua estreia nos desportos de inverno, então será sempre preferível recorrer ao aluguer de equipamento, que, geralmente, está já incluído nos programas de férias disponibilizados pelas agências de viagens.

Neste caso, as vantagens são óbvias: não tem de se preocupar com o transporte do mesmo e, a cada nova visita, poderá utilizar os modelos mais recentes ou trocar de equipamento se o anterior deixar de servir.

Ainda assim, há um conjunto de bens que deverá obrigatoriamente levar consigo sendo, ou não, a primeira vez que escolhe as estâncias de ski para passar uns dias diferentes.

A lista inclui:

Roupa

Escolher a roupa ideal é meio caminho andado para passar umas férias confortáveis na neve. As peças devem ser quentes o suficiente, mas também confortáveis para que permitam a prática de ski ou snowboard. Aconselhamos:

– Casaco;

– Calças de neve;

– Camisolas – à escolha entre um conjunto de T-shirts, longsleeves e camisolas polares, sempre adequadas à época do ano em que vai;

– Gorro, luvas e lenço;

– Meias quentes e botas impermeáveis.

Outros acessórios

Além da roupa, existem outros itens que não podem mesmo faltar na mala de viagem, entre os quais se contam:

– Óculos de sol próprios para a neve: embora possa parecer estranho, a verdade é que os raios UV são especialmente fortes nestas zonas e podem causar danos na vista, sem a devida proteção;

– Protetor solar: a proteção solar não se faz apenas no verão, mas também durante o período de inverno. No caso das férias na neve, as precauções com os raios UV e a pele são especialmente importantes;

– Batom do cieiro;

– Capacete.

Equipamentos

Se for daqueles desportistas que prefere divertir-se, mas fazendo uso dos seus próprios equipamentos, em vez de os alugar na estância de ski, então fique a saber que deverá ainda levar:

– Skis e batons, no caso de optar pelo ski;

– Prancha, se preferir fazer snowboard;

– Botas específicas para a prática em qualquer dos casos.

Antes de fazer as malas e partir, dê ainda uma vista de olhos às regras de segurança que deverá seguir nestes espaços, nomeadamente o código de cores referente às várias pistas disponíveis. Este código inclui o verde, o azul, o vermelho e o preto. As duas primeiras são pistas que não apresentam grandes dificuldades sendo, por isso, as mais indicadas para quem se está a iniciar na modalidade. As restantes, apresentam desafios maiores e são exclusivas para quem já domina este tipo de desporto.

 

Locais onde os desportos de inverno são rei

Portugal: os desportos de inverno estão disponíveis apenas na estância da serra da Estrela, uma boa escolha para quem pretende ficar por perto na sua primeira incursão;

Espanha: igualmente perto ficam os destinos espanhóis como a serra Nevada que é uma boa opção para quem começa nestas lides; Soldeu, El Tarter, Grandvalira e Pas de la Casa, em Andorra, e Formigal e Baqueira Beret, em Espanha, são também alternativas muito populares nesta época do ano.

França: os Pirenéus franceses apaixonam os amantes dos desportos de inverno há várias décadas, merecendo destaque Saint Lary, Font Romeu, Chamonix e Val d’Isère.

Itália: a norte encontra alguns dos melhores destinos como é o caso de Madonna Di Campiglio, Cortina d’Ampezzo e Cervinia.

Suíça: este é um dos destinos de neve mais procurados internacionalmente sendo que Zermatt e St. Moritz são os locais de eleição.