Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Uncategorised

Antecipe as atividades a fazer na Páscoa

Publicado em 06-03-2017

As férias escolares são sempre um período de preocupação para os pais que se vêm obrigados a planear, com alguma antecipação, a melhor forma de entreter os filhos durante os dias em que a escola se encontra encerrada.

Nestes casos, a opção passa, na larga maioria das vezes, por campos de férias pensados especificamente para este tipo de situações ou por aproveitar a companhia e a ajuda dos avós ou outros familiares.

De uma forma ou de outra há que pensar em tudo com calma e organizar muito bem o calendário escolar. Ora, a este nível, o próximo grande período de descanso para os nossos jovens acontecerá entre 3 e 18 de abril. São as chamadas férias da Páscoa que marcam também o final do segundo período e a entrada no terceiro (e ultimo) período do ano escolar.

Tendo em conta esta realidade, deixamos aqui já algumas sugestões de atividades que poderá levar a cabo com os seus filhos, se optar por não os colocar em campos de férias específicos.

São atividades que pode desenvolver em casa ou ao ar livre, tirando partido do facto de, nessa altura, o tempo já estar com certeza um tudo nada mais ameno.

Vamos fazer uma caça aos ovos

A bem da verdade, esta não é uma atividade de tradições portuguesas, mas, nem por isso, deverá deixar de a aproveitar. Verá como, rapidamente, vai transformar uma tarde em algo bem divertido para crianças e adultos.

Para tanto, basta ter uns quantos ovos que esvaziou previamente, pintar as suas cascas com tons vivos e chamativos e esconde-los em diferentes locais. A partir daqui, é dar o tiro de partida e saírem à descoberta. Ganha quem, no final, tenha conseguido encontrar um maior numero de ovos.

Ovos para colorir

Se preferir poderá também dar azo às capacidades artísticas das crianças, associando-as sempre à Páscoa. Neste caso, sugerimos que coza uns quantos ovos (de preferência com casca mais clara). Depois, coloque-os nas respetivas caixas de cartão; disponha um conjunto de canetas de colorir numeradas em cima da mesa e um dado. Cada criança devera tirar à sorte, através do dado, a caneta que vai usar para colorir o seu ovo. Repita a operação mais do que uma vez e, no final, terá verdadeiras obras de arte.

Culinária caseira

São poucas as crianças que não gostam de dar uma mãozinha na cozinha; aproveite este seu encantamento e descubra receitas divirtas que poderão fazer em conjunto durante estes dias. Por exemplo, se tiver gemas para aproveitar, nada melhor do que um pão-de-ló ou as famosas trouxas de ovos. Mas tem um sem numero de outras receitas que os mais pequenos podem fazer, sempre com a supervisão de um adulto.

Páscoa na rua

Por esta altura, regra geral, o mau tempo já começou a deixar-nos e regressaram os dias de sol, com tempo mais ameno e a convidar passeios pelo exterior.

Nestes casos, nada melhor do que aproveitar para realizar atividades ao ar livre como andar de bicicleta, de patins em linha, fazer caminhadas ou dar um saltinho à praia par matar as primeiras saudades (mesmo que optando por não se aventurar num banho).

 

Atividades pagas

Se preferir inscrever os seus filhos em campos de férias específicos, então saiba que de Norte a Sul do país há locais com programas cuidadosamente pensados para esta altura do ano.

O Jardim Zoológico ou o Oceanário costumam ser boas opções em Lisboa; a norte, pode optar, por exemplo, pela oferta «Férias em Serralves» que costuma contar com um programa de oficinas para crianças, com carácter lúdico.