O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

Aplicações que ajudam a estudar

Publicado em 27-11-2017

Estudar não precisa de ser uma tarefa aborrecida e, para isso, inovar nos métodos, não só de estudo, mas também de organização, pode ser uma boa estratégia. Aplicações para usar no telemóvel, capazes de dar uma mãozinha a quem quer fugir ao tradicional, não faltam.

Começando pela organização. Manter uma agenda atualizada e bem arrumada, com horário das aulas, datas dos testes e dos trabalhos previstos, é meio caminho andado para fazer um bom planeamento do trabalho do dia a dia e não perder o fio à meada. Várias aplicações podem facilitar a tarefa, deixando toda a informação necessária à distância de meia dúzia de cliques no ecrã do telemóvel. My Class Schedule ou Timetable são dois exemplos populares. Permitem organizar a agenda por cores, criar alarmes, registar notas e analisar a evolução, entre outras funcionalidades. A primeira permite ainda ativar uma funcionalidade que retira o som ao telemóvel em horário de aulas.

Avançando para o apoio ao estudo, também existem diversas alternativas. É possível escolher entre plataformas com recursos abrangentes, úteis para várias disciplinas e níveis de ensino, como a Wolfram Alpha, uma espécie de motor de busca para temas académicos, que usa o poder da computação para relacionar informação de várias fontes, trabalhá-la e apresentá-la de diferentes formas. Outra opção é o Studyblue, uma plataforma de partilha entre estudantes que soma mais de 400 milhões de apontamentos.

Existem também aplicações focadas em áreas de conhecimento específicas, como línguas ou matemática. Duolingo ou Busuu são duas opções populares no caso das línguas, que misturam diferentes tipos de exercícios para fazer progredir quem escolhe este tipo de ferramenta, tornando a experiência apelativa e desafiante.

No apoio ao estudo da matemática, a Photomath é uma das apps mais conhecidas e também uma das mais polémicas. Permite fotografar um exercício com a câmara do telemóvel e em segundos apresenta o resultado, mas não só. O utilizador também pode desdobrar todas as operações feitas para chegar às contas finais, passo a passo.