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Fim do Mês

Coma de forma saudável e barata

Publicado em 16-03-2017

Ao longo dos anos, os hábitos alimentares dos povos têm vindo a sofrer alterações profundas fruto não só da evolução natural da sociedade como também de uma cada vez maior mistura de culturas e hábitos diferentes.

Independentemente dessa realidade, o facto é que comer de forma saudável tem sido uma preocupação recorrente no nosso país sendo que a dieta mediterrânica que os portugueses adotaram assume-se, por si só, como sendo um padrão de alimentação saudável.

Esta dieta prevê o consumo elevado de alimentos de origem vegetal, de produtos frescos e pouco processados e o consumo frequente de peixe fresco. É uma dieta que se caracteriza ainda pela utilização do azeite como principal gordura para cozinhar alimentos ou pelo consumo de água como bebida de eleição durante as refeições.

Mas será que, apesar de tudo, ainda é possível optar pela dieta mediterrânica e fazer uma alimentação saudável sem gastar muito dinheiro? Acreditamos que sim e deixamos-lhe aqui três que poderá seguir:

  • Evite os alimentos processados e a denominada fast food

Na realidade, apesar de não serem totalmente proibidos, aconselha-se que se limitem os alimentos deste grupo já que apresentam um elevado valor energético tendo, ao mesmo tempo, baixo valor nutricional. Neste caso incluímos tudo o que são refrigerantes, batatas fritas, bolos ou salgados.

Opte antes por um snack saudável e verá as diferenças.

  • Como um lanche saudável

Prepare lanches saudáveis para o seu filho levar para a escola e aproveite faça o mesmo para si. Hoje em dia, está na moda a marmita pelo que poderá optar por levar uma consigo para o trabalho. Opte por um pacote de leite meio gordo e uma sandes de fiambre, colocando assim de lado os bolos que habitualmente vai comer à pastelaria mais próxima. Com esta ideia está a ganhar a dois níveis: passará a comer de forma mais saudável e vai também conseguir poupar algum dinheiro.

  • Opte por beber agua em vez de refrigerantes

Tem sede? Então beba água e não refrigerantes que são sempre demasiado açucarados e artificiais. Mandam as regras que se deve beber um litro e meio de água por dia, de forma regular e em pequenas quantidades.