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Como criar um ambiente de trabalho agradável para si

Publicado em 21-03-2018

Para a generalidade da população ativa, o trabalho ocupa a maior parte do dia. É para lá chegar a horas que corremos de manhã e é lá que, muitas vezes, ainda estamos quando cai a noite. Trabalhar num espaço agradável, com bom ambiente e uma atmosfera acolhedora são, por isso, aspetos fundamentais para que nos sintamos bem e para sermos produtivos. E são vários os elementos que podem ajudar a criar um espaço de trabalho mais agradável, que faça fluir ideias e a sua concretização.

  • Cores para todos os estados de espírito

Os especialistas garantem que as cores são importantes. O vermelho, usado com moderação, é a cor indicada para estimular a motivação e a energia, que também será potenciada em espaços que tirem partido do amarelo, enquanto o laranja ajuda a criar uma atmosfera mais positiva e incentiva à comunicação. O verde (de preferência combinado com outras cores) é o passaporte para uma vida profissional bem organizada e a criatividade é impulsionada por tons como o violeta. O azul (turquesa, por exemplo) é a cor ideal para os espaços reservados a uma pausa mais relaxante, de preferência misturada com cores um pouco mais fortes, para evitar que a pausa se transforme numa sesta.

  • Plantas e objetos pessoais. Porque não?

As plantas podem ajudar a quebrar o aspeto frio e impessoal de um escritório e os objetos pessoais cumprem a mesma função, se as regras da empresa assim permitirem. Manter uma moldura com uma foto de família na secretária pode ser uma inspiração, em momentos de trabalho menos entusiasmados e de maior stress e é sem dúvida uma forma de tornar o seu cantinho mais familiar e um foco de tranquilidade. Nas plantas, os bonsais podem ser uma boa opção, ou as plantas indicadas para espaços interiores.

  • Não exagere na decoração

Explore estas ideias, sem esquecer que o mais importante num local de trabalho é garantir as condições necessárias para realizar as tarefas do dia a dia de forma prática. Isto significa que deve evitar exageros na decoração e garantir que a secretária está limpa e tem espaço suficiente, senão o conforto que tentou criar esbate-se no incómodo de não conseguir trabalhar.

  • Faça uma revisão periódica à utilidade de tudo o que guarda 

É normal usarmos o espaço mais próximo para ir guardando folhetos, cadernos antigos, catálogos ou outro material de apoio, que já foi útil para algum projeto, mas que está há seis meses a ganhar pó e a ocupar espaço na secretária. De tempos a tempos faça uma revisão ao material que vai acumulando na secretária. Arquive o que faz falta e deite fora o que já não precisa. Não é só uma forma de ganhar espaço, mas é também um meio de saber sempre onde está o que precisa.

  • Promova o bom ambiente

Finalmente é preciso não esquecer que, sendo as empresas feitas por pessoas, o bom entendimento entre elas é fundamental para criar uma atmosfera agradável, e para que assim seja cada um deve fazer o seu papel. Respeitar o espaço alheio, não ouvir música alta, ou não falar aos gritos para o colega que está na outra ponta da sala são bons princípios, sobretudo para quem trabalha em espaços partilhados. Numa perspetiva mais genérica preocupe-se em manter uma comunicação aberta com os colegas, que fomente a partilha de opiniões e abra espaço à entreajuda, na medida certa para não se tornar demasiado intrusivo.