Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Projectar o Futuro

Como planear uma saída em família

Publicado em 20-07-2017

Ir de férias, ou fazer uma escapadinha de alguns dias com a família, é sempre uma boa oportunidade para relaxar, descansar e fugir das rotinas, que no dia a dia consomem a maior parte do tempo e deixam pouca margem para momentos de lazer.

Mas se tem um destes dois cenários no horizonte, vale a pena acautelar um conjunto de situações antes de sair de casa, maximizando a possibilidade de os merecidos dias de descanso serem uma experiência agradável para todos os membros da família e minimizando as hipóteses de se transformarem num foco de stress.

Antes de sair de casa. Quando estiver a fazer as malas, além de acautelar que há roupa, calçado e protetor solar para todas as ocasiões e perfis da família, não se esqueça de preparar o kit de primeiros socorros, para ter à mão o indispensável para remediar uma queda de bicicleta ou uma picada de inseto. Neste kit, além dos cremes para queimaduras e desinfetantes, também devem estar medicamentos para as maleitas mais comuns, como uma dor de cabeça, garganta, ouvidos ou diarreia, por exemplo.

Antes de se fazer à estrada, deve também verificar as condições do local para onde vai viajar. Na verdade, alguns aspetos devem ser acautelados muito antes disso, logo na altura em que faz a reserva. Um exemplo: verificar se há condições de segurança e diversão para os mais novos e quais são, para levar o “equipamento” adequado e perceber em que medida deve procurar programas complementares, de modo a que ninguém se aborreça com a estadia.

Se existir um bebé na família, é importante confirmar com o local de destino se aí vão existir as condições necessárias para satisfazer algumas necessidades básicas, como fazer ou passar sopas ou ferver água.

Para a viagem. Se o destino escolhido para passar uns dias fora for longe de casa e implicar uma viagem de carro longa, não se esqueça de que deve levar água, alguma fruta, ou outro snack para ir dando às crianças. Vai manter a família hidratada e acalmar os mais impacientes com a chegada ao destino. Planear algumas atividades, como jogos, para fazer durante a viagem também pode ser uma boa estratégia para manter a boa disposição durante o percurso. Se houver na família quem tenha tendência para enjoar em viagens de carro, também vale a pena acautelar a situação.