Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Simplificar o seu Dia

Declaração amigável já está no telemóvel

Publicado em 26-04-2017

Trazer sempre no porta-luvas do carro uma declaração amigável é uma boa prática, mas nem isso evita que, em caso de acidente, o processo de comunicação do episódio demore tempo. É preciso preencher dados com cuidado, para não inviabilizar a utilização do formulário, ser preciso nas descrições e conciso, para fazer caber todos os detalhes importantes nas poucas linhas para o efeito.

E ainda é necessário deslocar-se à seguradora ou digitalizar o documento preenchido e fazê-lo chegar ao destino. Os passos são todos imprescindíveis para quem usa a declaração em papel, mas ficaram facilitados, e alguns foram mesmo eliminados, para quem trocou o impresso colorido pela aplicação móvel da Associação Portuguesa de Seguradores.

Através desta app, é possível fazer a participação eletrónica de um acidente automóvel. Além de facilitar a correção de erros, o preenchimento eletrónico é facilitado pela utilização de recursos do telemóvel, como a geolocalização, que permite identificar o local preciso do acidente e a câmara, que pode ser usada para registar imagens ou vídeos do episódio, dando rigor aos dados fornecidos à seguradora.

A aplicação e-Segurnet pode ser descarregada antes ou na altura do acidente (desde que o utilizador tenha acesso à internet nessa altura) e é totalmente gratuita. Quem descarrega a app de forma “preventiva”, para facilitar a sua utilização caso venha a precisar disso, pode pré-preencher um conjunto de informação sobre si e sobre o veiculo ou veículos que costuma conduzir, dados que ficam registados no software e que não precisará de voltar a introduzir quando tiver de comunicar um acidente à seguradora.

Com essa informação já reunida, basta preencher os restantes dados solicitados (idênticos aos que também são pedidos no formulário em papel). Concluída a introdução, os intervenientes recebem um código por SMS, que devem introduzir na aplicação e que, em conjunto com o número de telemóvel, funciona como assinatura. Registada a informação o envio dos dados para a seguradora em questão é imediato e automático.

A aplicação e-Segurnet está disponível para equipamentos móveis com sistema operativo Android, iOS (iPhone e iPad) ou Windows. Há também uma versão web, que pode ser acedida através do PC, ou do browser de um smartphone ou tablet. Para já só pode ser usada no ramo automóvel, mas o objetivo é estender a possibilidade a seguros noutras áreas.