O seu Dia a Dia
Ser Feliz

Inverno: Prepare o guarda-roupa

Publicado em 22-11-2017

O outono já chegou e com ele a altura de preparar os armários lá de casa para o tempo mais frio. Está na hora de ir buscar as caixas onde guardou as camisolas quentinhas e as botas ou, caso mantenha tudo na “área de serviço” dos seus espaços de arrumação, de fazer uma reorganização das peças, de modo a colocar mais à mão aquilo de que vai precisar nos próximos meses.

Manter os armários arrumados de forma lógica e com as peças que realmente usa também é uma forma de simplificar o dia a dia, pois vai perder menos tempo à procura de roupa e mais facilmente terá ideias para combinar peças e acessórios.

Antes de pôr mãos à obra vale a pena fazer uma revisão. Aproveite que vai trocar as peças de verão pelas de inverno para ver o que precisa de arranjos, para evitar surpresas desagradáveis. Verificar se faltam botões, se há peças descosidas, botas a precisar da manutenção de um sapateiro, ou collants que já não estão em condições de vestir.

Antes de colocar as peças de inverno nos roupeiros e armários, cumpra mais alguns passos. Olhe para as peças da estação e selecione apenas o que realmente vai usar. Uma boa forma de fazer esta seleção é pensar quantas destas peças não chegou a vestir no inverno passado. Se um ano antes também não tiverem sido usadas, então a probabilidade de voltarem a ter o mesmo destino é grande e talvez valha pena pensar em dar-lhes outro destino, para ficar com mais espaço livre no armário para o que realmente precisa de ter à mão.

Último passo antes de passar à arrumação propriamente dita: organize as peças que vai arrumar. Pode optar por cores, ocasiões (trabalho ou fim de semana) ou tipo, para que possa colocá-las nos armários de acordo com estes critérios. Quando arrumar os acessórios, como cachecóis, luvas ou lenços, faça o mesmo e não deixe de recorrer a separadores de gavetas, caixinhas de arrumação e outros truques, que ajudem a garantir que tudo está visível e guardado de modo que não tenha de desarrumar toda a gaveta para tirar uma peça.

Quando estiver tudo pronto renove os saquinhos de cheiro, que também podem servir para afastar as traças. Pode igualmente usá-los nas caixas que vai voltar a abrir no próximo ano, quando o frio for embora e o calor estiver de regresso, a pedir roupa mais fresca.