Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Ser Feliz

Kidzania: deixe os seus filhos gerirem uma cidade

Publicado em 09-06-2017

O que queres ser quando fores grande? A pergunta repete-se ao longo dos anos para os mais novos e no leque de respostas estão muitas vezes profissões como ator, polícia, bombeiro, médico, jornalista ou, quem sabe, piloto de aviação. Estas e outras atividades estão entre as que podem ser experimentadas no parque temático Kidzania.

O espaço foi pensado para dar oportunidade aos mais novos de vestir a pele de um adulto durante algumas horas, escolher uma profissão e perceber o que faz quem a desempenha na vida real.

Tudo se passa numa cidade onde há bancos, correios, centrais de eletricidade e um conjunto de infraestruturas e serviços, tal como numa cidade real. Os cidadãos, como são chamados todos os visitantes, podem escolher as suas atividades e se tiverem dúvidas podem mesmo solicitar os serviços de uma agência de recrutamento. Enquanto brincam, aprendem.

Os conteúdos estão alinhados com os programas escolares, garantem os promotores do conceito, e toda a experiência é direcionada para que os mais novos compreendam a parte menos visível de serviços e funções que veem todos os dias, em áreas tão diversas como a distribuição de eletricidade numa cidade, ou como trabalha um dentista.

Cada cidadão que entra na Kidzania recebe um cheque com KidZos, a moeda do parque, com um montante que é preciso saber gerir durante a visita. Já lá dentro, deve abrir uma conta que irá movimentar através de levantamentos em caixas ATM espalhadas pelo parque.

Os mini-adultos podem ainda tirar a carta e conduzir, divertir-se na discoteca, ou fazer exercício no ginásio.

Até aos dois anos o acesso a este parque temático é gratuito. Entre os três e os quatro anos a entrada custa 14 euros, enquanto para jovens até aos 15 anos o bilhete tem um preço de 22 euros.

Os adultos pagam 10 euros para entrar na Kidzania, que dão acesso ao papel de espectador em algumas das experiências que os mais novos ali podem realizar. Podem assumir o lugar de passageiros no avião pilotado pelos filhos, apoiar jogadores de futebol no estádio ou integrar o público no estúdio de televisão, onde os pequenos jornalistas gravam os seus programas.

As crianças com idade igual ou superior a oito anos podem ficar sem a companhia de adultos no parque, monitorizadas por animadores e por um sistema de controlo. Os mais novos têm de estar acompanhados.