Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Tema da Semana

Levantar dinheiro com o telemóvel? Sim, é possível

Publicado em 25-07-2017

Os serviços online e os cartões bancários têm diminuído significativamente o número de vezes em que precisamos de recorrer a dinheiro físico para fazer um pagamento, mas ainda existem situações em que as notas e as moedas são a única forma de pagar. A pensar nisso a SIBS, dona da aplicação MB Way, juntou recentemente uma novidade ao serviço, que passou a poder ser usado para levantar dinheiro no multibanco, sem que seja necessário usar cartão. Só é preciso ter um telemóvel com a aplicação MB Way instalada.

A própria aplicação passou a contar, no leque de opções disponíveis, com a funcionalidade “levantar dinheiro”. Carregando no ícone, o utilizador deve definir a quantia que precisa de levantar, confirmar a operação com um código PIN ou impressão digital, e com isso é gerado um código. Numa caixa multibanco deve carregar na tecla verde, habitualmente usada para confirmar operações, e no ecrã da máquina surge espaço para colocar o código gerado no telemóvel. Uma vez introduzido, a quantia em dinheiro pedida por quem gerou a operação é dispensada.

Além da utilidade em situações nas quais não é possível pagar com o cartão bancário, ou numa ocasião em que alguém se esquece do cartão em casa, o serviço pode ser útil para transferir rapidamente pequenas quantias em dinheiro para terceiros.

A aplicação passou também recentemente a permitir esta possibilidade de transferência de dinheiro, num método semelhante ao que é usado para o levantamento. Quem usa a app indica o montante a transferir e o número de telemóvel do destinatário da transferência. Este recebe um SMS com o código e só tem de o usar no terminal ATM para fazer o levantamento. Em qualquer dos casos, o código gerado para a operação só pode ser usado uma vez, o que evita questões relacionadas com a segurança, caso alguém tenha acesso ao telemóvel.

Estas novidades vêm complementar o leque de funcionalidades do MB Way, um serviço português de pagamentos e transferências eletrónicas, que já servia para fazer pagamentos online ou usando o telemóvel. A aplicação é gratuita e tem versões para iOS e Android, que podem ser descarregadas a partir das respetivas lojas.