O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

MB Net: crie o seu cartão multibanco virtual

Publicado em 10-11-2017

Fazer compras à distância, pela Internet ou telefone, limita a utilização dos meios de pagamento mais tradicionais e muitos consumidores continuam a sentir-se desconfortáveis com isso. O pagamento de compras online, a partir de referências multibanco ou por transferência bancária, é uma alternativa cada vez mais comum nestes casos, mas em algumas situações o cartão de crédito continua a ser a solução e a desconfiança em relação à segurança da operação acaba, em muitos casos, por fazer com que a compra não se realize.

São vários os mecanismos que hoje podem dar garantias de segurança neste tipo de transações, mas os riscos vão sempre existir e por isso há quem prefira criar cartões de pagamento virtuais, que têm apenas a quantia necessária para realizar uma ou mais operações, num período limitado de tempo e sem expor quaisquer dados associados à conta bancária de quem realiza a compra. O MB Net é um dos serviços com estas características.

Desenvolvido em Portugal, pela SIBS, é suportado pela generalidade das instituições financeiras nacionais e permite fazer pagamentos seguros em qualquer site que aceite American Express, MasterCard ou Visa.

Qualquer pessoa com um cartão bancário de débito ou crédito pode criar cartões MB Net e preservar a informação dos seus cartões bancários físicos em transações à distância. Desde o final de setembro, a criação deste tipo de cartões só pode ser feita a partir de outra aplicação criada pela mesma marca, o MB Way, que permite realizar pagamentos a partir do telemóvel.

Para gerar um cartão MB Net no MB Way, o primeiro passo é aderir à aplicação e descarregá-la para o smartphone (tem versões gratuitas para iOS e Android).

Na app é preciso aceder à opção selecionar cartões, escolher gerar cartão MB Net e indicar o tipo de compra que se pretende fazer – única ou comerciante –, definindo o valor máximo do cartão. Para confirmar a operação introduz-se o código PIN MB Way.

O cartão está criado e pronto a ser utilizado. Os cartões de compra única foram pensados para realizar uma única operação, embora possam aceitar até quatro débitos. O cartão comerciante pode ser usado várias vezes, dentro de um prazo predefinido, desde que para fazer compras num único comerciante. Num caso e noutro, quando as compras previstas forem concretizadas o cartão fica inválido e os seus dados deixam de ter valor.