O seu Dia a Dia
Tema da Semana

Mindfulness: um conceito de psicoterapia que aposta na autorregulação

Publicado em 20-04-2018

Nos últimos anos, o termo mindfulness tem ganho espaço em diversas áreas e as técnicas associadas têm dado nas vistas. São hoje usadas por milhões de pessoas em todo o mundo, que recorrem a esta metodologia para se concentrarem no presente e tirar melhor partido de cada dia, enquanto o vivem.

Mindfulness é normalmente traduzido como atenção plena, e embora emerja da meditação o conceito é mais abrangente. É um treino mental, inspirado em tradições ancestrais como o budismo, que procura ajudar quem o pratica a desenvolver a capacidade de se concentrar nas emoções do presente, melhorando a capacidade de olhar verdadeiramente para si e para o que está (e os que estão) à sua volta.

Nos últimos anos, ganhou destaque por servir de base a novas metodologias de programas para a redução do stress, ansiedade e irritabilidade e começou a ser estudado como terapia de apoio, em diferentes áreas e como uma via para aumentar a concentração e o foco e ajudar os seus praticantes a conhecerem-se melhor.

Praticar mindfulness é fazer um esforço para concentrar energia e atenção no preciso momento em que se está a fazer o exercício e naquilo que acontece naquele momento presente. Quem defende esta técnica descreve-a como um caminho para alcançar maior clareza na gestão das contrariedades que vão aparecendo ao longo da vida.

Em vários países, esta técnica de treino mental está já a ser usada no apoio ao tratamento de problemas de saúde físicos e mentais. Em concreto, com situações de dor crónica ou enxaquecas, mas também são explorados os seus benefícios ao serviço do ensino, nas escolas, ou em grupos profissionais, bem como em empresas e organizações públicas, militares, por exemplo.

Para quem quer aprender mais sobre o tema não faltam livros e cursos a desmistificar o conceito e a mostrar como é possível explorar este caminho e aprender a praticar mindfulness, seja para conseguir encarar os obstáculos diários de forma diferente, melhorar a autoestima ou educar os filhos.