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Ser Feliz

O que é o crossfit?

Publicado em 11-07-2017

Há uma nova moda nos ginásios portugueses, que nos últimos anos tem conquistado centenas ou mesmo milhares de fãs: o crossfit. O treino surgiu nos Estados Unidos e hoje está disseminado um pouco por todo o mundo. O facto de produzir resultados rapidamente e de ter uma forte envolvente de grupo é o que mais tem contribuído para popularizar o conceito. Mas afinal de que estamos a falar?

O crossfit é um treino de força e condição física geral. Assenta em movimentos funcionais diversos, feitos com um nível de intensidade elevado e a combinar três modalidades principais: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico (cardio).

Entre as capacidades que saem reforçadas com esta prática estão a força, a resistência (muscular e cardiorrespiratória), a flexibilidade, a velocidade, a coordenação, a agilidade, o equilíbrio ou a precisão. O que se pretende é que os praticantes sejam capazes de levantar cada vez mais carga, atingir a maior distância no menor tempo possível e usando o maior número de músculos possível.

A diversidade dos exercícios faz com que um treino nunca seja igual ao anterior, outro aspeto responsável por cativar o interesse de quem tem pouca paciência para programas monótonos e repetitivos.

Se já viu um treino deste tipo provavelmente achou-o duro, mas os percursores do programa garantem que o crossfit não tem idade ou condição física determinada e que pode ser adaptado a diferentes realidades. Como em qualquer outra prática desportiva, o importante é que seja acompanhada por profissionais, para evitar lesões ou outras complicações.

O próprio corpo é um dos principais instrumentos de treino neste programa, mas há alguns acessórios que são usados com frequência, como os pesos livres, as cordas, os pneus, as caixas (para saltar) ou as argolas olímpicas.

Em regra, um treino de crossfit é composto por três partes principais: aquecimento, treino de força e treino do dia (Workout of the Day), que todos os dias é diferente e no qual cabem os exercícios funcionais. Os grupos que integram as aulas são compostos por 10 a 15 pessoas, que se entreajudam. Por aula é possível perder até 800 calorias.