Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Saber Poupar

Os hostels estão na moda

Publicado em 09-03-2017

Ainda há uns anos se contavam pelos dedos da mão os hostels então disponíveis em Portugal. No entanto, nos últimos tempos esta foi uma moda que pegou tendo o seu boom acontecido claramente ao longo de 2012 e 2013, com a abertura de um sem numero de hostels, essencialmente nas duas maiores cidades do país.

A verdade é que a crise económica (mais forte nessa altura) ajudou ao seu florescimento e passou a não ser difícil encontrar um espaço destes na cidade. Atualmente, o ritmo de novas aberturas abrandou e os que ficaram, começaram a aprimorar serviços e a refinar ofertas. Não é por acaso que Lisboa tem alguns dos melhores hostels do mundo, segundo asseguram várias publicações da especialidade.

Mas o que faz um turista escolher este tipo de oferta? Na verdade, estes são espaços mais informais e também muito mais em conta do que os hotéis tradicionais, com ambiente a lembrar o familiar e nos quais se torna mais fácil conhecer pessoas de todo o mundo.

No entanto, existem outros motivos que podem levar à escolha de um hostel: por exemplo, o facto de alguns permitirem experiências inusitadas como dormir dentro de uma estação de comboios, ou ainda de quase todos se situaram no centro das respetivas cidades, facilitando a deslocação quer de quem vem em jeito de passeio quer mesmo dos viajantes em trabalho.

Mas seja qual for o motivo que leva os viajantes a escolherem um hostel para pernoitar, a verdade é que Portugal tem dos melhores espaços do mundo neste campo. Pelo menos, a julgar pelo facto de termos sido o país com mais hostels vencedores nos HOSCARS 2017, atribuídos pela plataforma Hostelworld.

Portugal conseguiu arrecadar 15 menções sendo que, pelo quinto ano consecutivo, o Home Lisbon Hostel venceu o prémio do melhor hostel do mundo na categoria “tamanho médio”.

Na cidade invicta as distinções couberam ao Pilot Design Hostel & Bar, eleito o mais popular do Porto e ao Tattva Desing Hostel que conseguiu a décima posição na lista do Melhor Grande Hostel do Mundo.

Motivos mais do que suficientes para reservar uns dias das suas férias e dar uma saltada a um destes espaços.

Algumas sugestões a não perder

Lisboa

Home Lisbon Hostel

Assume-se como um dos primeiros e mais antigos hostels de Lisboa, oferecendo alojamento acolhedor e familiar. Localizado na baixa da cidade, o espaço fomenta uma experiência comunitária baseada na interação pessoal e social.

Yes! Lisboa Hostel

Situado no centro histórico de Lisboa, o Yes! Lisboa Hostel encontra-se num edifício de traça antiga, mas totalmente renovado. É o espaço certo não só para pernoitar, mas também para usufruir de uma experiência diferente de estadia e de contacto com a cidade.

Shiado Hostels

Central, seguro e relaxante, o Shiado Hostel encontra-se no coração do Chiado, ao lado do Teatro São Carlos, do Museu do Chiado, da sede da Companhia Nacional de Bailado e da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Porto

Tattva Desing Hostel

Com o nome inspirado no sânscrito “Elemento” e representando os cinco elementos que suportam a vida – terra, fogo, agua, ar e céu – este hostel localiza-se no centro do Porto e muito perto de locais como a Sé Catedral, a ponte D. Luis I e a zona de Ribeira.

Pilot Design Hostel & Bar

Com uma decoração feita em torno de linhas minimalistas e mobiliário desenhado pelos donos, o Piloto Hostel abriu portas na baixa da cidade invicta e recebe mochileiros de todas as idades.

So Cool Hostel

O edifício do So Cool Hostel Porto foi construído antes de 1890 e totalmente restaurado em 2013 resultando numa harmónica mistura de estilos. O So Cool Hostel Porto fica localizado a 5 min (a pé) da Rotunda da Boavista e Casa da Música e a 10 min (a pé) da zona histórica da cidade onde se podem encontrar os principais pontos de interesse cultural como galerias de arte, teatros, restaurantes, bares e discotecas.

Coimbra

Serenata Hostel

Datado do início do século XX, o edifício onde hoje é o Serenata Hostel, já foi o instituto da maternidade Bissaya Barreto e posteriormente o Conservatório de Música de Coimbra. Localizado no coração de Coimbra, no Largo da Sé Velha, o hostel fica perto de todas as atrações da cidade.