Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Projectar o Futuro

Planeie as próximas férias com antecedência

Publicado em 30-06-2017

Planear as próximas férias com antecedência pode ser um bom exercício para ganhar motivação para mais uns meses de trabalho, quando um novo momento de pausa da rotina do dia a dia ainda está longe.

Mas além disso, é também uma forma de poupar e garantir que quando chegar o merecido descanso a experiência estará de acordo com as expectativas. A máxima aplica-se para férias dentro ou fora do país, mas é ainda mais relevante se tiver em mente um destino que não conhece e a deslocação implicar viagens de avião, já que a aquisição de bilhetes com antecedência normalmente permite encontrar preços mais apelativos.

Assim, um primeiro conselho no que se refere ao planeamento das férias vai mesmo para a reserva das viagens. Com tempo, não precisa de comprar as primeiras propostas que encontrar, pode ir verificando e comparando preços até encontrar ofertas mais vantajosas.

Na compra dos bilhetes que o levam ao destino final, pondere a hipótese de preferir voos com escala, comparativamente aos voos diretos. À primeira vista é uma opção que rouba tempo e que requer paciência para esperar, mas se o período de férias disponível para a viagem for relativamente longo, pode aproveitar as escalas para conhecer as cidades onde vai parando.

Igualmente importante é definir antes de partir aquilo que pretende visitar no destino. Fazer alguma pesquisa na Internet, em sites oficiais ou com dicas de viajantes ajuda, mas recorrer à rede de amigos e familiares também pode ser uma boa estratégia para planear melhor o próximo período de descanso. Quem já esteve no local pode ter boas dicas sobre onde vale ou não a pena investir tempo e dinheiro.

Nas informações de recolha prévia também devem constar dados sobre o clima, a moeda, ou a corrente elétrica (para perceber se vai precisar de adaptadores de tomadas), ou a necessidade de levar vacinas ou fazer algum tipo de medicação antes da partida, sobretudo no que concerne a destinos tropicais.

Claro que todas as decisões, da viagem aos locais que se pretende visitar em cada destino, passando pelo alojamento e custo de vida no país ou países em questão, devem ser ponderadas antes de qualquer outra decisão, para garantir que o destino e o programa escolhidos estão dentro do orçamento disponível.