O seu Dia a Dia
Simplificar o seu Dia

Poupa Energia: uma ferramenta da ADENE para simular consumos e encontrar melhores preços

Publicado em 24-01-2018

Escolher o fornecedor de serviços que melhor serve os interesses de cada cliente nem sempre é tarefa fácil. As ofertas de cada empresa desdobram-se em múltiplas propostas, que pretendem chegar a diferentes perfis de clientes e, entre tantas opções, nem sempre é simples perceber o que mais interessa. Para ajudar a clarificar opções e a tornar mais simples e certeira a escolha de cada consumidor, a Agência para a Energia (ADENE) lançou o site Poupa Energia.

O portal disponibiliza um conjunto de ferramentas que ajudam a identificar o perfil de consumo de cada cliente e a escolher o comercializador de eletricidade e gás natural com a oferta mais adequada para cada caso, dentro das várias opções disponíveis no mercado.

A análise pode partir de um conjunto de informações mais ou menos detalhado, recorrendo a um simulador simples ou a um simulador avançado.

As tarifas e as propostas comparáveis através do Poupa Energia referem-se à oferta disponibilizada no mercado liberalizado de eletricidade e gás, no qual estão neste momento 6,1 milhões e 1,5 milhões de consumidores, respetivamente.

O site disponibiliza ainda um conjunto de informação de interesse sobre eficiência energética, fornecendo dicas e conselhos úteis para otimizar o consumo de energia em casa.

É também uma boa fonte para esclarecer dúvidas relativamente a modelos de consumo energético (ciclos horários, tarifas sociais e potência contratada, por exemplo), ou para saber mais sobre alternativas ao consumo de eletricidade fornecida pela rede dos comercializadores. Tópicos como o recurso a sistemas fotovoltaicos de autoconsumo estão em destaque.

Para quem está a pensar mudar de comercializador, o Poupa Energia explica detalhadamente os vários passos a seguir, para que qualquer alteração possa ser feita de modo informado e esclarecido.