O seu Dia a Dia
Fim do Mês

Poupe dinheiro quando lava a roupa

Publicado em 30-10-2017

A forma como desempenhamos as tarefas domésticas no dia a dia pode influenciar e muito o orçamento familiar. Uma utilização cuidada aqui, consumos disciplinados ali, podem ser uma ajuda fundamental para poupar alguns euros ao fim do mês. É assim com a generalidade das tarefas, e até naquelas em que a maior parte do processo é automático há margem para otimizar a utilização, como é o caso da lavagem da roupa. As escolhas que faz em cada utilização da máquina de lavar podem fazer toda a diferença.

Uma regra de ouro passa por escolher o programa adequado sempre que coloca a máquina em funcionamento. Se vai lavar roupa pouco suja faz pouco sentido usar um programa longo, em que o consumo de energia e de água será elevado. Da mesma forma, se as peças a lavar estiverem muito sujas e usar um programa de curta duração, a roupa ficará mal lavada e a consequência mais provável é repetir todo o processo gastando mais do que o necessário.

Para evitar este tipo de situação vale a pena perder alguns minutos a ler o manual de instruções da máquina, no qual vai encontrar informação mais detalhada do que a transmitida pelos símbolos de cada programa no próprio equipamento.

Outro aspeto importante é otimizar as lavagens no que se refere à quantidade de roupa lavada em cada uma delas. Espere até ter a quantidade de roupa necessária para encher a máquina, para que possa gastar água e luz nesta tarefa o menor número de vezes possível.

Igualmente importante é ponderar a necessidade de utilização de água quente em cada lavagem. Cada programa define uma temperatura de lavagem, mas o utilizador pode ajustar esta opção em função das necessidades, e para a maioria das peças água fria ou morna é suficiente para garantir bons resultados, além de ajudar a prolongar a vida da roupa.

Acontece o mesmo se privilegiar a secagem de roupa ao ar livre, mas se tiver de o fazer recorrendo à máquina de secar, tente usá-la em períodos seguidos, de forma que possa aproveitar o calor gerado durante um ciclo no ciclo seguinte e com isso gastar menos eletricidade. Mal termina a secagem, tire a roupa da máquina para que não fique enrugada, o que vai diminuir, e nalguns casos eliminar, o esforço necessário para a fase seguinte: passar a ferro.

Na altura de limpezas mais a fundo, em que precisa de lavar edredões e cobertores que não cabem na máquina, considere as lavandarias self-service, como alternativa às lavandarias tradicionais. Desde que as peças não estejam limitadas à limpeza a seco, a fatura a pagar será bem menor.