O seu Dia a Dia
Ser Feliz

Quantos feriados e pontes tem 2018?

Publicado em 16-01-2018

No início de cada novo ano, as contas aos feriados e à possibilidade de ponte são habituais. São relevantes para planear as férias e podem ajudar a dar mais alguma abrangência aos períodos de descanso. Mas para quem gosta de jogar com estas datas para fazer crescer as férias, 2018 será um ano menos simpático do que o seu antecessor.

Em 2017, entre pontes e fins de semana prolongados, a distribuição de feriados pelo calendário deu aos portugueses a possibilidade de planear umas miniférias em 11 momentos do ano. Nos próximos meses, a mesma possibilidade repete-se apenas por oito vezes, já que vários feriados ocorrem durante o fim de semana.

A apelar a miniférias estarão ainda assim três feriados junto a fins de semana, à sexta ou à segunda-feira, e outras cinco ocasiões em que feriados à terça, ou à quinta-feira, permitem usar apenas um dia de férias para ganhar quatro de descanso.

No que diz respeito aos feriados rente ao fim de semana, as contas são fáceis de fazer. O primeiro já lá vai e aconteceu no primeiro dia do ano. Ficam por gozar a Sexta-feira Santa, a 30 de março, e o 5 de outubro, que este ano se assinala a uma sexta-feira.

As possíveis pontes estão nos meses de fevereiro, maio, novembro e dezembro. Já em fevereiro, é a celebração do carnaval, no dia 13, que pode permitir as primeiras miniférias do ano. Em maio, surgem duas oportunidades de repetir a dose, com feriados a uma terça e a uma quinta-feira (dia 1 e dia 31).

Depois disso será preciso esperar até novembro, para chegar a um novo feriado com potencial para fazer ponte (1 de novembro, quinta-feira), ou até dezembro, já que o dia de Natal este ano chega a uma terça-feira.