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Vai às compras? Pague com o telemóvel

Publicado em 17-03-2017

A ideia poderia até ter saído de um daqueles filmes de ficção científica tão característicos de Hollywood, poderia parecer algo demasiado hipotético para ser verdade. Mas não! Ir às compras e deixar os cartões em casa, pagando apenas com o telemóvel é um cenário com o qual já podemos lidar nos dias que correm.

Na realidade, cada vez se torna mais habitual utilizar o smartphone para realizar pagamentos, seja quando vamos às compras no supermercado, seja nos transportes públicos ou em vários outros locais.

Dizem os especialistas que este é um mercado de grandes oportunidades, suportado até no facto de existirem atualmente cerca de cinco milhões de utilizadores de banda larga móvel via telemóvel, segundo a Anacom.

Em Portugal, este tipo de oferta está disponível, por exemplo, pela mão da SIBS e através do seu MB Way. Trata-se de um serviço que permite aos consumidores terem acesso a diferentes funcionalidades associadas ao multibanco, desde pagamentos a transferências bancárias, entre vários outros; e tudo a partir de um “simples” smartphone ou de um tablet.

O processo de adesão é fácil, devendo o utilizador dirigir-se apenas a uma caixa multibanco e aí associar ao número do seu telemóvel os cartões bancários que desejar (sejam eles de débito ou de crédito). Para tanto, deve escolher a opção MB Way e inserir o respetivo número.

A segurança foi um aspeto que não ficou esquecido, sendo que para proteger os clientes é obrigatória a definição de um PIN MB Way com seis dígitos, PIN esse que é sempre solicitado quando efetua uma compra.

De resto, e conforme explica a própria SIBS, “a segurança está garantida, já que nunca existe partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante”.

Este tipo de pagamentos através do MB Way está já disponível num conjunto alargado de serviços de que são exemplo as lojas do Grupo Auchan, mas também o Continente, os restaurantes H3 e Slow, os autocarros da Rede Expressos, a Salsa ou as Perfumarias Douglas, entre vários outros.

Uma segunda possibilidade igualmente disponível no mercado nacional é a app SEQR cujo processo de adesão é bastante simples: basta descarregar a aplicação para o smartphone, disponibilizar os dados pessoais e o IBAN da conta bancária.

Depois de feita a verificação da identidade, o processo fica concluído e o cliente passa a poder fazer pagamentos e transferências.

Na SEQR também é possível fazer compras dentro da aplicação, em áreas como entretenimento, eletrónica, moda, desporto, saúde e beleza ou viagens, através de parceiros como o Sport Lisboa e Benfica, a Lanidor, a Fly London, a Globe ou a Quebra-Mar, além de alguns parques de estacionamento ou da Science 4 You.

Em ambos os casos é também possível realizar transferências bancárias – operação que nem sempre é gratuita – desde que os utilizadores disponham da aplicação em causa.

Nestes casos, não é necessário dispor do IBAN do destinatário da transferência, bastando apenas indicar o número de telemóvel da pessoa em questão.