Bem-vindo ao MyPopular!

Fique a par de várias dicas que o podem ajudar no dia-a-dia.

Ser Feliz

Verão soa a festivais de música

Publicado em 18-07-2017

Calor é sinónimo de praia, gelados, esplanadas… Em Portugal é também cada vez mais sinónimo de festivais de verão. A oferta de música e outras exibições artísticas sob a forma de eventos que procuram agregar diferentes propostas, ao longo de vários dias, invadiu o país e há muito que deixou de ser um programa possível apenas para quem está nas grandes cidades.

Outra boa notícia é que nestes festivais encontram-se sugestões para todos os gostos. Julho arrancou com alguns dos festivais mais emblemáticos do país, como o Alive (de 6 a 8 de julho no Passeio Marítimo de Algés) ou o Super Bock – Super Rock (entre 13 e 15 de julho no Parque das Nações em Lisboa), mas nos próximos dois meses os fãs da música têm muito mais por onde escolher, um pouco por todo o país.

Os eventos mais mediáticos, como também são o Festival Paredes de Coura (16 e 19 de agosto) ou a Festa do Avante (1 e 3 de setembro), preocupam-se em agregar uma oferta abrangente que agrade a diferentes tipos de públicos, mas nos últimos anos também se multiplicaram as propostas para quem prefere eventos focados num estilo de música em particular.

Se é o seu caso, estas são algumas das áreas que merecem eventos próprios este verão: o jazz é quem mais ordena no CoolJazz Fest, que terá lugar em Oeiras no dia 29 de julho; quem gosta de música folk e sons celtas pode passar pelo Festival Folk Celta, que este ano assinala a 10.ª edição em Ponte da Barca, entre 10 e 11 de agosto, com artistas que vêm de Portugal, Espanha, México, Costa Rica e Escócia.

Os fãs de heavy metal voltam a poder reunir-se no Vagos Metal Fest, de 11 a 13 de agosto em Vagos, enquanto quem gosta de música gótica pode passar pelo Entremuralhas, no Castelo de Leiria, de 24 a 26 de agosto. Na mesma lógica, destaque ainda para o Indie Music Fest, entre 31 de agosto e 2 de setembro em Baltar, Paredes, e para o Caixa Alfama, uma homenagem ao fado, que de 15 a 16 de setembro volta a animar um dos bairros mais típicos da capital.

Quem gosta de música eletrónica conta este ano novamente com vários festivais dedicados em exclusivo a este tipo de música, mesmo que esteja longe das cidades que no resto do ano recebem mais eventos musicais. O NeoPop Festival, de 3 a 5 de agosto em Viana do Castelo, ou o Sonic Blast Moledo, em Moledo do Minho, de 11 a 12 de agosto, são apenas alguns exemplos.

Quem estiver nos Açores ou na Madeira também pode reservar uma noite para dançar e descontrair. No Funchal, entre 21 e 22 de julho, assistindo ao Summer Opening, ou em Angra do Heroísmo, de 14 a 15 de julho, passando pelo Festival Azure.